História
A AMERIOS – Associação dos Municípios de Entre Rios, foi fundada no ano de 1970, pelo prefeito de Umuarama, Sr, Hênio Romagnholi.
Na região havia duas associações: AMERIOS em Umuarama e AMEDIVA em Cianorte, mas houve um consenso dos prefeitos, havendo assim uma fusão da Micro Região “11”, isto aconteceu no dia 10 de setembro de 1973. Porém no ano de 2018 em virtude da criação da AMENORTE – Associação dos Municípios do Médio Noroeste do Paraná 9 municípios se desligaram da Associação. Hoje fazem parte dessa associação 23 municípios da região de Entre Rios. Possui caráter privado e é apartidária.
Além de defender os 23 municípios associados junto as demais instâncias de Poder, fornece informações atualizadas sobre as transferências constitucionais e o movimento municipalista.
Objetivos
Art. 5º Além dos objetivos na legislação vigente (art. 21, Constituição do Paraná) e respeitadas as autoridades municipais, a Associação tem por objetivo:
Ampliar e fortalecer a capacidade administrativa, econômica e social dos municípios participantes:
Coordenar medidas para a implantação de planejamento local integrado na micro-região; Defender e reivindicar os interesses das administrações da micro-região; Estimular a conservação e bom uso dos recursos naturais renováveis; Estudar, propor e executar medidas visando o incremento da produção agropecuária e industrial; Incentivar e promover o estabelecimento de um sistema intermunicipal de transporte e comunicação na micro-região; Promover iniciativas para elevar as condições de bem estar econômico e social das populações urbanas e rurais da micro-região; Conjugar recursos técnicos e financeiro da União, Estados e Municípios Associados, mediante acordos, convênio ou contratos municipais ou intermunicipais, para a solução de problemas sócio econômico comuns; Reivindicar a descentralização dos serviços públicos estadual e federal, notadamente de educação e de saúde pública; Estimular e promover o intercambio técnico – administrativo no plano intermunicipal integrado; Defender e reivindicar interesses econômico da região.